Relacionamento com os clubes e consumo em jogo de futebol: análise do clássico-rei Fortaleza x Ceará
Palavras-chave:
Marketing Esportivo. comportamento do consumidor esportivo. consumo jogos futebol.Resumo
O potencial mercadológico do futebol no Brasil é considerável. No estado do Ceará, as duas principais equipes de futebol, Fortaleza Esporte Clube (Fortaleza) e Ceará Sporting Club (Ceará), movimentam mais de dois milhões de torcedores, 2% do total do país. A disputa entre esses dois times é chamada de Clássico-Rei, e nas centenas de vezes que foi realizada, reuniu dezenas de milhares de torcedores e proporcionou rendas volumosas. Nesse contexto, parece importante conhecer o perfil e o comportamento dos torcedores e dos espectadores desses times e do clássico-rei para a sustentabilidade econômica e ampliação da vantagem competitiva desses clubes. Dessa forma, o estudo sobre o comportamento de consumo, associado à construção de relacionamento, se tornam importantes para potencializar as estratégias comerciais das equipes frente aos seus torcedores, visto que diversos fatores influenciam o comportamento de consumo e podem impactar, de forma positiva ou negativa, as pontes construídas entre as entidades e seus torcedores. Nesse sentido, este estudo se propôs a identificar como os torcedores dos principais clubes cearenses de futebol se relacionam com as suas equipes e como se dá o consumo dos jogos, tendo como fonte e foco o maior clássico estadual: o “Clássico-Rei”. Para isso, foi realizada uma pesquisa aplicada e de campo, de abordagem quantitativa, por meio do método survey. Utilizou-se como instrumento um questionário aplicado em uma partida entre os clubes válida pela Série A do Campeonato Brasileiro de 2019 realizada na Arena Castelão. Obteve-se 126 respostas e os dados foram analisados por meio da Estatística Descritiva e pela de Análise de Correspondência. A pesquisa apresentou aproximações de características de consumo e de relacionamento com segmentos específicos de torcedores citados na literatura. Ademais, são evidenciados fatores que impactam a ida ou a não ida desses espectadores aos jogos e o consumo durante as partidas. O estudo fortalece e amplia o entendimento sobre padrões e comportamentos de consumo e relacionamento entre torcedores e clubes de futebol do estado do Ceará. Ademais, constata a necessidade da elaboração de novos modelos explicativos sobre o comportamento dos torcedores/consumidores adaptados à realidade brasileira. Os dados sobre consumo na Arena Castelão e sobre o futebol cearense são atualizados, possibilitando comparações com estudos anteriores para verificar alterações nos padrões de consumo. Também é evidenciada a necessidade do desenvolvimento de pesquisas para o entendimento da tipologia e classificação do perfil dos torcedores/consumidores do futebol brasileiro, já que classificações internacionais retratam características distantes da realidade do país.