Vôlei de praia em Curitiba: Perfil e hábitos de consumo de praticantes da capital paranaense

Autores

  • Pedro Henrique Alves da Silva Autor
  • Roger Luiz Brinkmann Autor
  • Ivan Furegato Moraes Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo Autor

Palavras-chave:

Vôlei de praia; Marketing esportivo; Consumidor do esporte; Esporte em Curitiba.

Resumo

O crescimento dos esportes de areia está acontecendo em todo o Brasil, não apenas em cidades praianas. A busca por esportes praticados na areia fez com que houvesse a criação de variados espaços para o seu ensino e prática. Embora haja um aumento do número de praticantes de esportes de areia, o mesmo não acontece com as pesquisas dessas modalidades, principalmente sobre o vôlei de praia, sobre o qual o número de estudos acadêmicos é baixo. Com essa lacuna na literatura,  o objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar o perfil e os hábitos de consumo dos praticantes curitibanos do vôlei de praia. A pesquisa seguiu a abordagem quantitativa, buscado analisar o seu objeto de forma objetiva a partir de dados numéricos obtidos por questionário e analisados por métodos estatísticos. O método utilizado foi o Survey, com a adaptação de um questionário já existente e a sua posterior validação por especialistas. O questionário foi estruturado por uma introdução, com o objetivo, instruções e aceite de participação na pesquisa, e dois blocos de questões, totalizando 17 questões. A amostra da pesquisa foi formada por alunos de um projeto particular de vôlei de praia de Curitiba. O questionário foi aplicado em janeiro de 2023 e respondido por 54 pessoas de um total de 110 alunos do projeto. As respostas foram analisadas e não foram identificados dados ausentes e discrepantes, possibilitando o uso das informações dos 54 respondentes. A análise dos blocos de questões ocorreu por meio da Estatística Descritiva, com o cálculo das frequências e médias. Dentre os principais resultados, destaca-se que o perfil dos praticantes era formado majoritariamente por mulheres solteiras, com idade entre 18 e 29 anos, de alta renda e com estudos avançados. Outro dado relevante é que a grande maioria dos praticantes eram fiéis a modalidade, não praticando outra atividade física em paralelo. Uma das implicações da pesquisa é que, devido aos limitados trabalhos científicos sobre o objeto de estudo, existe a possibilidade de futuras pesquisas analisarem o perfil e os hábitos dos praticantes de outros locais do país ou até mesmo comparar estudos relacionados a outros esportes de areia para analisar se o perfil dos praticantes é próximo. Outra implicação, de cunho mais prático, é que o estudo colabora com os proprietários e profissionais de projetos e locais para a prática do vôlei de areia de Curitiba e de outras cidades brasileiras, expondo qual é o perfil desse público e como ele interage com a modalidade. Gera-se, dessa forma, informações e uma visão mais ampla para as atividades de marketing e de prospecção de clientes.

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Publicado

2025-06-01