Treinos, provas e maratona: Análise de posicionamento de marca de duas assessorias esportivas no aplicativo Instagram

Autores

  • Denise Fick Alves Universidade Federal do Rio Grande do Sul Autor
  • Leonardo Silva de Lima Universidade Federal do Rio Grande do Sul Autor
  • Guilherme de Oliveira Gonçalves Centro Universitário FADERGS Autor
  • Mauro Myskiw Universidade Federal do Rio Grande do Sul Autor

Palavras-chave:

Assessorias Esportivas. Corrida. Posicionamento de marca. Instagram.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a construção dos perfis de duas assessorias esportivas especializadas em corridas de rua da cidade de Porto Alegre/RS, utilizando o aplicativo Instagram. As publicações foram analisadas através do seu conteúdo como fotos, comentários e curtidas e divididas em três categorias: treinos, provas e maratonas. As análises partiram das publicações no perfil do Instagram das assessorias e apresentadas/interpretadas por meio de textos e posteriormente por uma síntese dos principais pontos de similaridade e distanciamentos das assessorias no tocante ao seu posicionamento de marca.  Concluímos que a construção da imagem é influenciada diretamente pelo fator social. Isto é, apesar de estratégias de gestão para sustentar uma posição no mercado da atividade física e no universo das corridas de rua, entendemos que a assessoria precisa fazer sentido para o cliente enquanto grupo.

Downloads

Publicado

2025-06-01