Análise do perfil de patrocinadores dos clubes da Série A do campeonato brasileiro masculino de futebol de 2024

Autores

  • Lucas Coelho Martins de Oliveira Autor
  • Pedro Lucas Leite Parolini UFLA Autor

Palavras-chave:

Marketing esportivo, Patrocinio, Futebol

Resumo

O presente estudo objetivou analisar o perfil de patrocinadores dos clubes da Série A do futebol brasileiro masculino. Para isso se analisou o perfil de segmentos das empresas patrocinadoras, disposição no uniforme de jogo, tempo de atuação dessas empresas e longevidade dos contratos de patrocínio. Por meio de um estudo descritivo, quantitativo e com dados secundários foi possível identificar esse perfil. A amostra foi composta pelos 20 clubes presentes no Campeonato Brasileiro de futebol de 2024. O estudo mostrou que os clubes possuem em média 6,35 patrocinadores presentes no uniforme de jogo, advindos de 25 diferentes segmentos de mercado com destaque para o segmento casa de apostas, setor financeiro, setor de saúde e setor alimentício. O segmento de casas de apostas possuiu patrocínio máster de 14 dos 20 clubes da primeira divisão em 2024. As empresas patrocinadoras desses clubes possuem média de 41 anos de atuação, indicando que essas empresas são consolidadas no mercado. Porém, essa média sofre impacto direto das casas de apostas presentes nesses clubes, uma vez que possuem, na sua maioria, tempo de atuação inferior a 15 anos. Já em relação a longevidade dos contratos de patrocínio encontrou-se um tempo médio de 5 anos, com 8 dos 20 clubes analisados com tempo médio de 3 anos de contrato. Esses dados também foram impactados pelas casas de apostas que se associaram recentemente aos clubes de futebol, e demonstra o alto turnover de patrocinadores no futebol nacional. Conclui-se que os clubes devem ter atenção com o número de patrocinadores em uma mesma propriedade esportiva, o que pode levar a uma desordem de patrocínio, impactando os resultados de retorno aos patrocinadores e podendo levar ao cancelamento de contratos. Por isso, fica como reflexão a importância de se diversificar as propriedades oferecidas aos patrocinadores. Além disso, o estudo sugere o acompanhamento do cenário de patrocínio de casas de apostas no futebol para os próximos anos.

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Publicado

2025-11-07

Edição

Seção

Artigos