Tipos de comunicações utilizadas pelos atletas famosos: uma análise na rede social X

Autores/as

  • Renata Costa Ferreira Universidade Federal de Uberlândia Autor/a
  • Élcio Eduardo de Paula Santana Universidade Federal de Uberlândia Autor/a

Palabras clave:

Promoção. Marketing digital. Twitter. Rede social X. Atletas.

Resumen

Este estudo analisa como os atletas famosos se comunicam por meio da rede social X (enquanto ainda se denominava Twitter), identificando e categorizando os diferentes tipos de manifestações por parte desses esportistas. Os dados foram coletados pelo método da pesquisa documental, compondo uma amostra de 240 postagens na referida rede social, advindos de 10 diferentes atletas, quais sejam: Cristiano Ronaldo (futebol, Portugal); Lebron James (basquete, EUA); Neymar (futebol, Brasil); Roger Federer (tênis, Suíça); Rafael Nadal (tênis, Espanha); Virat Kohli (críquete, Índia); Novak Djokovic (tênis, Sérvia); Rory McIlroy (golfe, Irlanda); Conor McGregor (MMA/Boxe, Irlanda); e Gareth Bale (Futebol, País de Gales). A seleção dos atletas que tiveram as suas contas do X analisadas foi feita de maneira que se escolhessem indivíduos com a conta verificada, que cada um dos escolhidos representasse um país diferente e que se escolhesse, a partir dos dois critérios previamente mencionados, aqueles atletas que fossem os mais famosos na lista dos atletas mais famosos do mundo segundo a ESPN (2019), começando a contagem a partir do mais famoso. Eles foram classificados como mais famosos de acordo com três variáveis: “popularidade no Google”, “ganhos com publicidade” e “seguidores nas mídias sociais”. A escolha de se analisar as postagens a partir dessa lista dos 100 atletas mais famosos se deve ao fato de que, como se pretendia analisar o impacto dessa forma de comunicação através da rede social X sob uma perspectiva mercadológica, a verificação de como esses atletas operacionalizam as suas contas no X parece ser apropriada, dado que as contas daqueles que têm mais repercussão entre os fãs tendem a ser mais representativas do estado da arte da comunicação do que daqueles atletas que imprimem menor grau de impacto nos fãs. A escolha de um representante por país se deu para se ter uma amostra mais diversificada, pois se acreditou que tal opção levaria à geração de um maior número de categorias. Foram coletadas 24 postagens de cada atleta, respeitando o seguinte procedimento: em cada mês, ao longo do período de um ano, foi selecionado o primeiro tuíte do dia 10 e o primeiro do dia 20 de cada atleta selecionado. Caso não houvesse postagens nesses dias mencionados, foram selecionadas as primeiras encontradas na sequência. Realizou-se a análise das postagens, de maneira que se emergiram novas categorias que não tinham sido identificadas em trabalhos anteriores com o mesmo propósito. As postagens foram classificadas em setenta e nove tipos, os quais foram posteriormente agrupados em seis categorias distintas: relacionado ao trabalho (37 tipos), relacionado à vida empresarial (4), relacionado à vida pessoal (21), assuntos de importância primária (8), amenidades (5), e relacionado às celebridades (4). Salienta-se que as três últimas categorias não haviam aparecido em estudos similares sobre o tema. As demais categorias tiveram o seu escopo ampliado. Verificou-se que o tópico mais recorrentemente utilizado foi a promoção de produto, negócio e/ou marca de outrem (37 postagens), o que evidencia um claro interesse das marcas estabelecidas no mercado consumidor em explorar esse ponto de contato com os possíveis compradores. Contudo, ressalta-se a existência de ações mais voltadas para a construção do relacionamento, como, por exemplo, falar da ação do atleta praticando o seu esporte (tipo de postagem “jogo”, com 27 postagens), em detrimento de uma proposta mais transacional, o que demonstra os diversos caminhos a se seguir no manejo da comunicação dos esportistas por meio de suas contas no X.

Publicado

2025-06-01